Destinos Místicos: Buenos Aires

Yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay”! Quem nunca ouviu esse famoso ditado, não é mesmo?

Por mais que você não acredite nesse misticismo todo, nas lendas, nas bruxas… as histórias (e até mesmo alguns fatos que dizem ser verídicos) estão por aí!

E a Pyxis resolveu fazer um passeio por esse mundo cheio de mistério!

Nossa primeira parada é em Buenos Aires – Argentina! Lugar rodeado de muitas histórias, belas paisagens, arquitetura encantadora e o famoso Cemitério da Recoleta, um dos mais nobres e mais visitados do mundo, localizado em um dos bairros mais ricos da Capital Federal.

O cemitério da Recoleta chama atenção por conta das suas lápides, imponentes mausoléus, e celebridades que fazem parte da história da Argentina e lá estão sepultados, como é o caso de Evita Perón. Porém, não crie expectativas ao visitar o túmulo de Evita: é um dos mais simples e nada monumental, ao contrário do que muitos pensam e se você não cuidar, pode até passar despercebido…

 Entrando no Cemitério, o primeiro impacto é realmente o tamanho dos mausoléus… São monumentais, e porque não dizer: “lindos”.

O segundo impacto: ao se aproximar dos túmulos, você percebe que as urnas (ou caixões, como preferir), ficam expostas! Sim… ficam todas aparentes e à medida em que entram novos caixões, os mais antigos descem e ficam amontoados numa espécie de “porão” embaixo de cada túmulo, o qual também conseguimos ver de fora.

Caminhando por entre suas ruelas, descobrimos muitas histórias, lendas e mistérios! Por serem muitas, selecionamos as mais conhecidas para contar a vocês!       

-Liliana Crociati: Faleceu com 20 anos (1970), na Áustria, em plena Lua de Mel. Uma avalanche caiu sob o hotel onde ela e seu marido estavam hospedados, porém, somente ela estava no local no momento do desastre. Seu esposo sobreviveu, falecendo somente em 1996. Para que pudesse viajar, Liliana deixou seu cachorro sob o cuidado de seus pais, que contam que, no exato momento da morte de Liliana, seu cachorro uivou, e em seguida, morreu. Os pais de Liliana construíram um luxuoso mausoléu, com detalhes que ela com certeza amaria: seu Sahri comprado na Índia, suas fotos, uma pintura à óleo feita por uma amiga e uma bela estátua dela e de seu cachorro. Reza a lenda, que todos que tocarem o focinho do cachorro, voltarão à Buenos Aires (e quem sou eu para desacreditar, não? Fiz a minha parte)!

-Rufina Cambaceres: também conhecida como “Dama de Blanco” ou “A mulher que morreu duas dezes”, filha do escritor Cambaceres e da Bailarina italiana Luisa Baccichi, teve uma morte trágica e cheia de possíveis histórias, que até hoje não foram confirmadas. Uma das versões é de que sua mãe tinha um caso secreto com o namorado de Rufina, e ao receber a notícia através de uma amiga, Rufina caiu morta. A segunda versão é de que sua mãe e seu amante davam sonífero à Rufina, para que pudessem se encontrar sem que ela visse, quando, um belo dia, Rufina entrou em coma profundo (catalepsia) por conta da quantidade de medicamento e acordou somente dentro de sua tumba. E aí surge a terceira versão, onde Rufina conseguiu sair de sua tumba (lembrando que os caixões não são enterrados e ficam expostos), e que ao perceber que estava em um cemitério, teve um ataque cardíaco e veio a falecer. Há quem diga que o caixão foi encontrado aberto, mas oficialmente, acredita-se que tentaram roubar as joias que ela estaria usando. Em sua tumba, você encontra uma estátua de uma mulher segurando uma maçaneta e tentando abri-la inutilmente. Reza a lenda que o espírito de Rufina perambula pelo cemitério por conta da dor causada pela traição 

-Miguel Haines: o nobre esquecido. Neto do rei Jorge IV da Inglaterra, aos 20 anos, Miguel chega à Buenos Aires, após uma operação falida na Europa. Foi enterrado no setor 3 da Recoleta, porém, após uma reforma, seus restos mortais desapareceram. Dizem, que à noite, é possível ver um velho, vestido com roupas da época em que Miguel viveu, perambulando pelos corredores do cemitério, e que quando alguém se aproxima, o espectro desaparece em meio aos túmulos. Seria o espírito de Miguel? Preferimos não conferir! Rs

Aguardem os próximos destinos!

 

Posts recomendados

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar