Sobre Veículos Blindados…

Quando falamos sobre blindagem de veículos, logo pensamos em um reforço externo na lataria dos carros. Errado!

Na verdade, a blindagem é uma operação de reforço da segurança do veículo, feita através de uma proteção interna, porém, com efeitos externos. Assim, caso o veículo seja alvo de tiros, o mesmo irá perfurar a lataria, porém, será “segurado” por essa proteção, evitando que os ocupantes do mesmo sejam atingidos.

Como a blindagem é feita?

Na parte interna do veículo, as partes de forração, vidros e bancos são desmontadas, para a instalação de painéis balísticos junto à lataria e também é feita a colocação de aço inox nas colunas, encosto de bancos, espelhos retrovisores e fechaduras. Com relação aos vidros, eles são substituídos por outro material composto por lâminas de vidro e polímeros. É importante saber que existem diferentes níveis de blindagem que se referem ao nível de proteção conforme abaixo:

-Blindagem Nível III-A: É utilizada em até 98% das blindagens no país. É resistente à todos os calibres de armas de mão, submetralhadoras 9mm e Magnum 44 e é quatro vezes mais segura que a blindagem de nível mais básico.

-Blindagem Nível III: É de uso restrito e exige uma licença especial concedida pelo Exército Brasileiro. Esta é resistente à tiros de fuzil. É uma blindagem mais pesada (o que não é aceita em todo tipo de veículo) e o processo também é mais demorado.

-Blindagem Nível IV: Esta é proibida para civis. Somente pessoas jurídicas, como transportadoras de valores tem permissão para uso, tendo proteção inclusive contra disparos de metralhadoras.

Vale lembrar que em agosto passado, houveram mudanças nas regras para uso desse tipo de automóvel, lembramos também que compete ao Exército Brasileiro disciplinar a blindagem dos veículos no país.

E você sabe quais são essas novas regras? Não? Nós fizemos um resumo pra você! Elas foram publicadas na Portaria nº 55, do Comando Logístico (Colog) do Exército Brasileiro e não alteram os níveis de proteção. Envolvem somente o registro do processo, reparação na blindagem e resistência do teto solar.

Em relação ao registro, ele deverá ser feito em nome do proprietário (pessoa física ou jurídica) e vinculado ao veículo. Dessa forma, o proprietário terá autorização para ter mais de um veículo blindado. Outro ponto é a proibição do reaproveitamento de peças. Inclusive, a peça avariada deverá ser destruída pela blindadora. Com relação ao teto solar, o mesmo deverá ser fixo, sem possibilidade de abertura e deverá ter o mesmo nível de proteção do restante do veículo.

Por conta do aumento da violência, a sensação de insegurança do povo brasileiro fez com que o Brasil se tornasse o país com a maior frota de veículos blindados do mundo. Os dados de violência explicam o aumento da demanda, que cresce continuamente entre 13% e 15% ao ano, passando por cima inclusive, da crise econômica.

Para sua segurança, a Pyxis Mobilidade Corporativa também oferece a opção de serviços com veículos blindados! Para maiores informações, entre em contato conosco!

 

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