Minas e suas belas Cidades Históricas
Minas Gerais é muito conhecida por sua culinária deliciosa, pelo famoso pão de queijo e seu saboroso doce de leite! Mas, além disso, é um estado repleto de histórias estampadas em suas pequenas cidades históricas…. Em cada rua ladrilhada, em cada casarão e construção antiga tem muito da nossa história. É uma bela viagem no tempo e você não pode deixar de conhecer!
Hoje, a Pyxis te leva nessa linda viagem, onde você vai conhecer as 10 cidades históricas maravilhosas que este estado tão rico nos presenteia.
01- BICHINHO
É um distrito de Prado, que fica próximo a Tiradentes e é um dos povoados mais antigos da região. Destaca-se por sua arquitetura e pela tradição de seus ateliês e oficinas de arte. É um ótimo destino para quem adora comprar artesanatos belíssimos e uma ótima opção para comprar móveis e objetos para decorar a casa com um precinho bacana.
02- BRUMADINHO
Fica a menos de 60 km da capital Belo Horizonte e lá está localizado o famoso Instituto Inhotim,que é sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Além do Instituto, Brumadinho guarda outros encantos imperdíveis, como o Parque do Rola Moça, belíssimas igrejas e muita natureza.
03– CONGONHAS
Ficou conhecida pelas 78 obras de Aleijadinho no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. Lá encontra-se o maior conjunto de arte barroca do mundo. Dentre as esculturas feitas por ele, estão as esculturas dos 12 profetas, feitas em pedra sabão. Sendo uma delas, feita em apenas 1 pedra.
04– DIAMANTINA
Famosa pelas descobertas de diamantes e por ter abrigado a famosa escrava alforriada Chica da Silva, esposa de João Fernandes de Oliveira, o homem mais rico do Brasil colonial, é a cidade natal de Juscelino Kubitschek. Está localizada no Vale do Jequitinhonha e por estar distante do principal circuito histórico mineiro, ainda é pouco explorada. Seu casario colonial é de impressionar!
05– MARIANA
É uma cidade pequena e charmosa, colada a Ouro Preto, aonde se pode chegar num delicioso passeio de Maria Fumaça. Mariana é fácil de ser explorada. Você pode visitar a Mina da Passagem: a maior mina aberta à visitação do mundo. Este passeio você não pode perder! Também tem a Praça Minas Gerais, com a Igreja de São Francisco de Assis e o Santuário de Nossa Sra. Do Carmo, entre outras várias atrações imperdíveis.
Lá também se encontra o pequeno distrito de Bento Rodrigues, onde aconteceu o pior desastre socioambiental, por conta do rompimento da barragem do Fundão e de Santarém, sob responsabilidade da mineradora Samarco em 5 de novembro de 2015. O centro histórico de Mariana não foi afetado pelo desastre.
06- OURO PRETO
Esta é a principal e mais conhecida cidade histórica de Minas Gerais e a que demanda mais tempo de visitação por estar recheada de atrativos! Não deixe de visitar as igrejas de Ouro Preto, independentemente de sua religião. São verdadeiras obras de arte, com uma arquitetura de deixar qualquer um de boca aberta! Entre também nas antigas Minas de Vila Rica e não deixe de apreciar toda a natureza que a cidade oferece.
Ouro Preto é uma cidade repleta de Repúblicas de estudantes e as festas por lá são animadíssimas, principalmente o carnaval que é uma boa opção de data para quem gosta de uma boa festa! Suas ruas de pedra e arquitetura preservada, museus e igrejas com seus interiores banhados a ouro são apenas algumas das atrações imperdíveis que Ouro Preto nos oferece! E para dar um UP no passeio, não deixe de parar e tomar um cafezinho mineiro!
07– SABARÁ
Fica localizada na região metropolitana de Belo Horizonte e seu Centro Histórico é recheado de construções barrocas. Algumas opções de visitação são: visita ao Museu do Ouro de Sabará, Casa Borba Gato, Teatro Municipal de Sabará (Casa de Ópera), Chafarizes do Kaquende, da Confraria, do Rosário, Igrejas da região, Cemitério do Carmo com seus túmulos nas paredes, Ruinas da Igreja Nossa Sra do Rosário e as lojinhas próximas a Igreja de Nossa Sra do Ó.
08- SERRO
É uma cidadezinha rodeada por montanhas e tem um centrinho apaixonante. Seus queijos foram os primeiros bens a serem registrados como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais no ano de 2002 e em 2008 como Patrimônio Imaterial do Brasil. É uma região que possui belas trilhas e refrescantes cachoeiras.
09– SÃO JOÃO DEL REI
Conhecida também como “A terra onde os sinos falam”, onde os sineiros anunciam enterros, missas festivas, procissões e outros acontecimentos na cidade. Apesar das tradições, é uma das cidades históricas que mais se desenvolveu. Seu centro antigo tem suas construções barrocas da época do ciclo do ouro muito bem preservadas. A Ponte do Rosário também não pode deixar de ser visitada! É tão linda, a ponto de tirar o fôlego! Suas igrejas e museus merecem um tempinho para visitação! A “Rua das Casas Tortas” é mais um cenário lindo para fotos, com suas belas casas centenárias! Aproveite e faça um belo passeio de Maria Fumaça!
10– TIRADENTES
Repleta de casarões coloniais, é uma cidadezinha pacata, com poucas atrações turísticas e muito convidativa para um belo descanso! Seu roteiro gastronômico dá água na boca e as fortes tradições mineiras são encontradas em cada pedacinho dela! Quem não está disposto a caminhar, pode fazer um tour rápido pelo centro histórico de charrete ou de jardineira.
Gostou da nossa viagem? Quer fazer esse belo passeio com conforto e segurança?
Entre em contato com a Pyxis!